Sobre o MBE

O MBE é um espaço de interação de pessoas e organizações ligadas e/ou interessadas na questão das Ecovilas/Permacultura/Transição Planetária.

Traga suas idéias, projetos, textos e tudo que possa enriquecer o movimento.

Palestra de apresentação do Movimento Brasileiro de Ecovilas, Dr. Marcio Bontempo, Brasília-Janeiro de 2011.

Nasceu  em  Brasília em janeiro de 2011 o Movimento Brasileiro de Ecovilas, Permacultura e Transição Planetária, cujo objetivo é congregar e integrar as ecovilas e núcleos similares existentes no Brasil, visando sua inserção no movimento mundial de ecovilas.

O Movimento, cuja sigla é MBE, nasceu do interesse de algumas pessoas de se organizarem e preparar seus futuros para experienciar um sistema de vida harmônico com as leis naturais e com a Ordem do Universo. São pessoas movidas pela constatação de que o modelo civilizatório vigente é equivocado e responsável tanto pela destruição da natureza quanto da miséria existencial humana, e que é necessário trabalhar pela estruturação de um novo modelo, onde  se ressignifique a vida e a relação do homem com a natureza e entre os próprios seres humanos.  Segundo seus líderes, o atual sistema de coisas esgotou todas as suas possibilidades de superar a situação caótica em que vivemos, de evitar o colapso ambiental, social, econômico e espiritual em que estamos mergulhados.

O MBE é composto de pessoas experientes, que já militaram ou atuam em diversas frentes, sejam sociais, políticas, ambientalistas, espiritualistas, humanistas, etc. O MBE que hoje conta com representantes em diversos estados e regiões do país, foi idealizado pelo Dr. Marcio Bontempo, médico sanitarista e ambientalista, veterano no movimento de eco-comunidades, que hoje lidera o movimento, juntamente com nomes de destaque nesta área, como o engenheiro agrônomo Valdo França, o oceanógrafo e ambientalista Alex Dumont, a educadora Marilena Chiarelli, entre outros, todos com formação e experiências multidisciplinares nas mais diversas áreas, o que dá ao MBE uma ampla permeabilidade em muitas instâncias das atividades humanas. Entre as nossas metas do Movimento está o mapeamento, o cadastramento, a organização e a disponibilização das informações sobre as ecovilas existentes no país e no mundo.

Em Brasília o MBE oferece encontros semanais com interessantes palestras e círculo de debates sobre o tema. Nos encontros são tratados assuntos de grande importância para o momento em que estamos vivendo em Brasília e no mundo, envolvendo temas como sustentabilidade, socioambientalismo, saúde, ocupação da terra, permacultura, alimentação e agricultura orgânica, vida em comunidades rurais e eco-comunidades, estratégias para a manutenção da vida em situações de possívels desastres naturais e desabastecimento, estruturação de ecovilas e ecoaldeias similares, bioconstrução, agricultura ecológica, convivência harmônica em grupos, transição planetária, economia solidária e informal, tecnologia alternativa sustentável, primeiros socorros e tratamentos com recursos naturais, planificação de metas para a vida numa ecovila, e muito mais.

Esses encontros visam não somente oferecer e trocar informações específicas sobre a nossa ideologia e metas, como incorporar mais pessoas identificadas com esses mesmos ideais. A participação é livre, aberta  a todos que se interessem pelo assunto e tenham alguma contribuição a dar, seja na forma de informações ou trabalho.

Matéria publicada no Jornal Lótus, junho de 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Parceiros:

%d blogueiros gostam disto: